Buscar
  • NossoLarMed

COMO ORGANIZAR A ROTINA DE SONO DO SEU BEBÊ

Um bebê recém-nascido certamente gera muita alegria na vida de todos da família, um novo e fofo integrante, mas junto desse novo integrante vem muito esforço e trabalho duro.

Isso porque não é um trabalho fácil cuidar de um bebê, por mais que tenha momentos de puro amor, também tem momentos de desespero onde a mãe encontra-se perdida com a rotina.

Manter uma rotina com um recém-nascido pode ser uma difícil missão, mas é muito importante para manter a paz e a calma, assim como é importante para a saúde e bem estar do próprio bebê.

Diversos estudos cinéticos mostram que manter uma rotina ajuda o sistema do bebê a funcionar sem grandes problemas e desafios, assim determinar um horário para comer, dormir, tomar banho e brincar é fundamental.

Assim é importante que o bebê se alimente sempre no mesmo horário e no mesmo local, um lugar calmo e sem muitos estímulos visuais, auditivos e olfativos, o banho do bebê tem que ser dado sempre da mesma forma, sempre seguindo um padrão e não fim do dia, no momento determinado para dormir, é preciso escolher um local confortável e prazeroso para o recém-nascido pegar no sono com facilidade, muitas vezes uma música calma pode ajudar nesse processo. Todo esse processo é descrito por uma famosa escritora, Tracy Hogg, que escreveu o livro “Encantadora de Bebês”.

A Tracy também nos diz que é importante não deixar a vida pessoal dos pais e dos irmãos mais velhos para segundo plano, tudo tem que ser estruturado de uma forma que seja plena.

Uma ótima forma de manter uma rotina estruturada e funcional é anotando até as pequenas coisas. Você pode utilizar do seu celular ou de um bloco de anotações.

Uma pergunta que muitas mães fazem é “O que fazer quando o bebê cochila durante a mamada?”

A melhor forma de agir nessa situação é desencadear o reflexo de sucção, isso pode ser feito usando as três técnicas a seguir:

Esfregue suavemente seu polegar na palma da mão dele, em movimentos circulares;

Acaricie as costas/braço dele;

Corra os dedos pela coluna vertebral.

Os primeiros dias de vida são essenciais para o futuro do bebê, visto que recém-nascidos que dormem bem, comem bem, brincam bem, têm mais resistência e interagem melhor com os estímulos ao seu redor. Assim é importante saber e respeitar o fato do seu bebê precisar de 20 horas de sono diariamente nos primeiros dias de vida, isso porque o cérebro busca produzir novas células nesse período.

E com isso surge outra dúvida, “Se meu bebê precisa dormir tanto, qual é o melhor lugar para o bebê dormir?”

O recomendado é que o bebê durma no seu próprio berço, preferencialmente no local onde os pais têm fácil acesso, para que caso haja necessidade o bebê possa receber atenção imediata.

Alguns médicos indicam que o bebê durma sozinho e longe de atenção preparada apenas após 1 ano de vida.

É importante saber que existem estágios durante o sono do seu bebê e esses estágios são:

Estágio 1- A Janela: Demonstra cansaço bocejando e exibindo outros sinais de fadiga. Ao perceber esses sinais, coloque-o para dormir. Se você não conseguir fazer isso a tempo ele vai começar a chorar bastante e não conseguirá passar para o próximo estágio.

Estágio 2 - A Zona de Sombra: O olhar fixo e concentrado que dura cerca de três ou quatro minutos. Os olhos dele estão abertos, mas ele não presta atenção nem mais nada.

Estágio 3 - O Relaxamento: O bebê fecha os olhos e a cabeça fica mole. Quando você acha que ele já está adormecido seus olhos se abrem a cabeça pende para trás, esse processo se repete algumas vezes até que ele realmente tenha dormido.

A maioria dos distúrbios de sono do bebê se formam por causa de ações como: Adormecimento amamentando; Adormecimento enquanto você caminha com ele no colo; Adormecimento embalado; Adormecimento no colo do adulto; Interferência dos pais no sono.

É sempre bom calcular a quantidade de sono do bebê, mas lembre-se que cada bebê é único e que pode acontecer variações de acordo com a idade da criança, por exemplo:

Bebês recém-nascidos dormem cerca de 8 horas a noite e mais 9 horas de dia;

Bebês de 3 meses dormem 9 horas a noite e 6 horas durante o dia;

Bebês de 9 meses podem dormir 11 horas a noite e 2 horas durante o dia;

Bebês de 1 anos podem dormir podem fazer duas sonecas durante o dia;

Como foi visto durante o texto, é muito importante dar atenção a rotina do seu bebê, principalmente a rotina de sono. Tenha sempre muita paciência e atenção!


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo